Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Universidade Secovi

 

Cláudio Bernardes

 

Desde sua criação, há seis anos, a Universidade Secovi formou quase oito mil alunos, em 244   cursos. Em 2007, foram 33 cursos destinados a todos os setores da cadeia imobiliária, com mais de mil e quinhentos   alunos certificados em âmbito nacional e internacional. No período, a Universidade promoveu palestras com magistrados e empresários no encontro “Visão Contemporânea do Direito e Prática do Direito Imobiliário”. A coordenação foi de Jaques Bushatsky , diretor do Secovi-SP, com   cerca   de 250 participantes.   Além disso, a Universidade promoveu o curso de Direito Imobiliário com extremo sucesso. Ainda em 2007, acontece, durante o jantar de confraternização do mercado imobiliário, no Expo Barra Funda, a   terceira entrega da Certificação eAC®.  

Em 2007, merece destaque o trabalho  no aprimoramento do GeoSecovi, desenvolvido pela diretoria de Legislação Urbana com apoio da Universidade Secovi. O instrumento permite aos empresários, no momento de definição do projeto, analisar as condições da região escolhida para abrigar o novo empreendimento; realizar consultas e análises; gerar novas informações, com visualização da distribuição espacial de fenômenos demográficos, sociais, econômicos, ambientais e imobiliários, tais como crescimento populacional e diferentes faixas de renda, quantidade de equipamentos públicos existentes, presença de bancos, escolas e hospitais, e ter acesso a todo o conteúdo da nova Lei de Zoneamento (textos, mapas e tabelas). Atualmente, a Rede Secovi de Imóveis , que trabalha com imóveis de terceiros, também já está integrada ao GeoSecovi. O GeoSecovi constitui-se em um verdadeiro observatório do mercado imobiliário, apoiando e subsidiando todas as áreas representadas pelo Sindicato.

 

Perspectivas - Em 2008, a Universidade promove os cursos de Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano; curso de Especialização e cursos básicos intensivos, além da continuação do Programa de Certificação Profissional de Especialista eGParsolo®. Também, continua a incrementar uma iniciativa de grande êxito, resultado de convênio firmado entre Universidade Secovi e Fundação Armando Álvares Penteado (Faap): o curso de Pós-Graduação em Negócios Imobiliários , já com 800 formados, e que no próximo ano vai para a sua 22ª edição.

Também para o próximo ano está previsto o lançamento da Urbana – Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com a Universidade Secovi, urbanistas da FAU/USP, Universidade Mackenzie, Unicamp, PUC –Campinas e Fundação Seade. Dentre outros objetivos, a Urbana tem como premissa promover, financiar, estimular e apoiar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, envolvendo problemas urbanísticos no Brasil.

Ainda, em 2008, novas e interessantes iniciativas criarão diferencial competitivo aos profissionais imobiliários, além de estabelecer um padrão de excelência para o setor. A exemplo do que já ocorreu com Especialista em Administração Condominial (eAC®) e a GParsolo, as certificações profissionais para o setor ganharão mais fôlego, quando serão incrementadas para as diversas áreas da cadeia imobiliária representada pelo Secovi-SP. Além disso, a Universidade ampliará suas fronteiras, desenvolvendo cursos em ambientes virtuais e fazendo transmissões on-line de vários eventos.