Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Tecnologia e Relações de Mercado

 

Alberto Du Plessis Filho

 

O ano que termina foi atípico, mas excelente para o mercado imobiliário, que registrou importante recuperação e superou as expectativas mais otimistas. A previsão de encerrar 2007 com mais de 36 mil unidades lançadas na cidade de São Paulo e desempenho médio de comercialização em torno de 15% a 16% ao mês, confirma o cenário extremamente positivo para a indústria imobiliária.

Dentre os fatores que mais contribuíram para a boa performance das empresas, estão a crescente oferta de recursos em financiamentos habitacionais – com prazos mais longos e juros mais baixos – e as captações por oferta pública de ações.

Como reflexo imediato dessa onda de abertura de capital, surgiram novas demandas, o que resultou na criação, pelo Secovi-SP, de grupo bastante representativo, formado pelas áreas de inteligência das maiores empresas do setor. Reunidos com freqüência, seus integrantes trocam informações fundamentais para o bom desempenho do mercado e para o aperfeiçoamento da Pesquisa desenvolvida pelo Sindicato.

Esse movimento terá continuidade no próximo ano, com o incremento de indicadores, análises e estudos, sempre com o objetivo de nortear o mercado e oferecer ferramentas inovadoras para o bom desempenho de suas atividades.

Além de ações que contemplem a sustentabilidade com responsabilidade social em todos os empreendimentos imobiliários, em 2008 pretendemos atuar mais fortemente no desenvolvimento de tecnologia de larga escala para habitações destinadas ao público de baixa renda.

Medida que aguardamos com expectativa é a revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, a fim de eliminar alguns graves entraves ao desenvolvimento do mercado em várias regiões da cidade.