Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Câmara de Mediação

 

Márcio Chéde

 

A decisão do Secovi-SP em implantar a Câmara de Mediação veio ao encontro da postura do Sindicato, no sentido de sempre valorizar o diálogo. Implantada em 2006, em parceria com o Instituto Familiae , a Câmara de Mediação tem como objetivo solucionar impasses relacionados ao setor imobiliário de maneira amigável, sem que se recorra ao Judiciário.

Ao longo de 2007, a Câmara de Mediação do Secovi atuou com o objetivo de resolver conflitos nos segmentos do mercado imobiliário representados pelo Sindicato (loteamento, incorporação, compra e venda, locação e condomínios) e recebeu um número expressivo de consultas, com casos já solucionados por meio deste novo sistema. As consultas recebidas e casos resolvidos abrangem todos os segmentos representados pelo Sindicato, com ênfase para área de condomínios.

Com o objetivo de divulgar a Mediação, neste ano, foram realizadas palestras em cursos promovidos pela Universidade Secovi e pelo Programa de Qualidade Essencial, além de Mesa de Debates de Direito Imobiliário na Feira Secovi Condomínios, realizada em novembro.

Para o ano de 2008, vamos formatar convênios com os setores de conciliação de Fóruns Regionais da capital paulista, implantar um Curso de Mediação em parceria com a Universidade Secovi e continuar divulgando o Instituto da Mediação para que a sociedade brasileira possa cada vez mais conhecer este método alternativo de resolução de conflitos.