Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Rede Secovi

 

Elbio Fernández Mera

 

Em 2007, a Rede Secovi de Imóveis consolidou sua atuação em São Paulo com o ingresso de imobiliárias de todas as regiões da cidade e avançou para o interior do Estado, firmando parcerias com grupos já existentes em Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Jundiaí e implantando novas redes em Bauru e São José do Rio Preto. Ao todo, já são 30 imobiliárias associadas na capital e 100 no interior paulista, demonstrando o crescimento exponencial da Rede Secovi, potencializado inclusive pela integração ao consórcio internacional Icrea, por meio do portal www.wordproperties.com, que reúne informações de imóveis em 26 países e do qual o Secovi-SP é um dos fundadores.

Em âmbito nacional, a Rede Secovi de Imóveis integra a Rede Brasil de Imóveis, associação que reúne 14 redes imobiliárias de todo País, cuja nova diretoria foi empossada em maio deste ano, em evento realizado na sede do Secovi-SP, com três integrantes da Rede Secovi: Elbio Fernández Mera (vice-presidente de Relações Internacionais); Antonio Conde (vice-presidente para Novas Redes) e Humberto Martins (diretor da região Sudeste).

Em maio deste ano, a Rede Secovi lançou o ‘ Guia Imóveis' , uma revista bimestral com centenas de ofertas de imóveis exclusivos distribuída gratuitamente nas imobiliárias associadas e em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. Além dos anúncios imobiliários, a publicação traz reportagens, dados estatísticos sobre locação residencial e comercialização de imóveis na capital, fornecidos pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato, e notas sobre eventos, cursos, palestras, entre outras informações do setor.

Mantendo o foco no aprimoramento profissional, a Rede Secovi realizou vários eventos, como palestras, workshops e reuniões, a fim de capacitar gerentes, corretores e outros profissionais das imobiliárias associadas. Ao longo deste ano, 1.547 profissionais participaram de 13 eventos, que abordaram temas como técnicas de vendas, avaliação de imóveis, leilão, financiamento, entre outros.

A Rede Secovi também marcou presença com um estande de 100 metros quadrados no Salão Imobiliário São Paulo (Sisp), realizado de 27 a 30 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Durante os quatro dias do evento, o estande recebeu milhares de visitantes e realizou cerca de 1.500 atendimentos, muitos dos quais já resultaram em negócios concretizados.

Para 2008, a expectativa é dobrar o número de imobiliárias associadas, expandindo a área de atuação para bairros como Morumbi, Alto da Boa Vista e Centro, e para cidades da Região Metropolitana, como Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville), Guarulhos, região do ABC e Baixada Santista. O objetivo é chegar a 300 imobiliárias em todo Estado. Também está prevista a realização de leilões de imóveis, a fim de potencializar ainda mais os negócios das empresas associadas.