Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Comercialização e Marketing

 

Elbio Fernández Mera

 

Um ano promissor! Assim foi 2007 para o setor. Juros baixos, maior oferta de crédito imobiliário e acesso facilitado à aquisição de imóveis para ampla parcela da população, graças à saudável concorrência entre os agentes financeiros. Esse cenário, aliado a positivos aspectos macroeconômicos, foi decisivo para um aquecimento do mercado, possibilitando fazer excelentes negócios, tanto para o cliente quanto para o empreendedor.

O Salão Imobiliário São Paulo definitivamente ocupou espaço na mente do consumidor e fixou a imagem institucional das empresas e da indústria imobiliária como um todo. É um sucesso, que, em sua segunda edição refletiu com precisão o panorama do mercado imobiliário nacional e que promete incremento ainda maior para 2008.

Essa expectativa é baseada principalmente num dos destaques no ano que se encerra: a abertura de capital de mais de 20 empresas incorporadoras, o que deverá continuar promovendo efeitos favoráveis. Fisicamente, buscam novos territórios, expandindo suas atividades para cidades da Grande São Paulo, Interior e outros municípios brasileiros. Por outro lado, passam a produzir para famílias que procuram imóveis na faixa de R$ 60 mil a R$ 75 mil e que representam significativa parcela da população.

Nesse ambiente de mudanças e inovações, o acesso ao conhecimento, às novidades e tendências do mercado nacional e internacional é fundamental, e está contemplado na Convenção Secovi. Consolidada como o maior evento da indústria imobiliária e um livro aberto aos interessados em se aprimorar, a iniciativa será remodelada a partir de sua quinta edição, no próximo ano, com formato diferenciado e muitas novidades.

Além disso, em 2008, também pretendemos formatar novos produtos, sendo um deles fruto de antiga idéia, baseado no Global City – evento realizado com sucesso em outros países -, com abrangência nacional e a participação de prefeituras e diversos outros órgãos da administração pública.

Ainda, vamos continuar estimulando cada vez mais o efetivo envolvimento das empresas associadas ao Secovi-SP em ações de responsabilidade social e investimento no terceiro setor, facilitado por meio do Projeto Ampliar.

A Rede Secovi de Imóveis também mostrou a que veio e continua em ritmo de expansão. ( Veja mais sobre a Rede na página 33. )