Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Administração Imobiliária e Condomínios

 

Hubert Gebara

 

O crescimento da indústria imobiliária verificado principalmente nos últimos três anos impulsionou as atividades de administração imobiliária e condomínios em 2008, demonstrando mais uma vez a necessidade de aprimoramento profissional, organização, agilidade e qualidade nos serviços prestados. Para isso, foram realizadas várias iniciativas, como o Ciclo de Palestras para Condomínios (cinco eventos) e o Enacon Secovi-SP 2008 (Encontro de Administradoras de Condomínios), que reuniram, juntas, centenas de profissionais da área. De volta ao Club Homs (Avenida Paulista), a tradicional Festa do Síndico (17º Encontro Estadual de Síndicos do Estado de São Paulo) também foi um sucesso, com a participação de 1,2 mil pessoas.

Alcançamos importante resultado com a aprovação da Lei 13.160/08, de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary, que permite o protesto de boletos de condomínios e de aluguel. Organizamos dois eventos sobre a Lei de Protesto, com a participação de 536 pessoas, e lançamos o Manual de Protesto de Boletos Condominiais, em parceria com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção São Paulo.

Também avançamos na gestão sobre o Projeto de Lei Federal 168/05, que dispõe sobre Estatuto das Empresas de Segurança Privada; e na gestão da ADI 02/2007, que dispõe sobre o tratamento tributário dos rendimentos decorrentes de locação de partes comuns de condomínio edilício. Além do acompanhamento de normas, portarias e decretos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e o engajamento na campanha de combate à dengue, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Outras duas iniciativas relevantes foram a criação do Conselho de Síndicos, com o intuito de consolidar a proximidade do Sindicato com os gestores condominiais para discussão de temas relevantes à vida condominial, e o lançamento da Campanha Condomínio Vivo, visando a valorização da atividade dos síndicos e das administradoras de condomínios.

No âmbito da ABNT, participação em diversas reuniões de revisão de várias normas técnicas. Acompanhamento das atividades do Capítulo Brasileiro do Irem (Institute of Real Estate Management), agora sob o guarda-chuva desta vice-presidência.

Em 2009, os nossos objetivos são realizar a 4ª edição da Feira Secovi Condomínios e o Encontro de Administradoras de Condomínios (Enacon 2009); elaborar e publicar o relatório do Enacon 2008, os Manuais de Tributos e do Irem; consolidar e ampliar as atividades do Conselho de Síndicos e implementar as ações da Campanha Condomínio Vivo.