Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Desenvolvimento

 

Basilio Jafet

 

Criada pela atual gestão, a vice-presidência de Desenvolvimento atua, principalmente, por meio do Grupo de Novos Empreendedores, com objetivo de pensar o futuro do Secovi-SP e a formação de novas lideranças para mercado imobiliário. O grupo já integra a estrutura funcional da entidade e participa nas vices-presidências de Incorporação; Tecnologia e Relações de Mercado; Comercialização e Marketing; Locação e Administração Imobiliária e Condomínios.

Além dos cerca de 140 integrantes do grupo na capital, foram inaugurados, em 2008, os núcleos regionais em São José do Rio Preto, ABC paulista, Campinas, Vale do Paraíba (São José dos Campos) e Jundiaí. Além disso, firmadas parcerias com grupos de jovens de outras entidades, como Ação Jovem do Mercado de Financeiro e de Capitais, Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), OAB Jovem e JLIDE (Jovens Líderes Empresariais). O NE também marcou presença na Convenção Secovi, com a apresentação de dois trabalhos: Sustentabilidade e Internacional. Além de estudos em andamento nas áreas de Funding e Novos Modelos de Empreendimentos.

Destacamos ainda a realização de vários eventos com os seguintes convidados: economista André Franco Montoro Filho; Manoel Felix Cintra Neto, presidente da BM&F; Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central; empresário João Doria Júnior; empresário Walter Torre Júnior; professor Marcos Cintra; secretário municipal de Habitação, Orlando de Almeida Filho; Luiz Flávio Borges D’ Urso, presidente da OAB/SP; ministro peruano Enrique Cornejo Ramírez; professor Oto Morato; arquiteto italiano Massimiliano Fuksas; consultor Renato Bernhoeft; Gilberto Mifano, presidente da BM&F Bovespa; Luiz Antonio Nogueira de França, presidente da Abecip, e Paulo Rabello de Castro, presidente da SR Rating. Também promovemos reuniões empresariais em parceria com a Fiabci/Brasil.

Para 2009 estão previstas elaboração do regulamento do NE; fortalecimento e aumento da representatividade do NE, por meio da criação de mais núcleos regionais; realização do 1º Congresso do NE, continuidade aos estudos dos Grupos de Trabalho de Sustentabilidade, Internacional, Funding e Novos Modelos de Empreendimentos; ampliar a integração do grupo às demais vice-presidências; organizar e participar de eventos, palestras, workshops, reuniões, entre outras atividades.