Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Tecnologia e Relações de Mercado

 

Alberto Du Plessis Filho

 

Um grande marco no setor de construção em 2008 foi, sem dúvida, a aprovação definitiva da NBR 15575 – Desempenho para Edifícios de até Cinco Pavimentos, que entra em vigor em maio de 2010, promovendo significativa mudança na cadeia produtiva. Além de trazer regras mais claras, deixa de ser apenas um conjunto de normas descritivas e se concentra de fato no desempenho das edificações. A NBR 15575 descreve o desempenho que cada um dos sistemas, com efetividade, deve atender. Não importa a escolha quanto ao sistema de execução, desde que o resultado atenda aos requisitos previstos na Norma no que se refere ao comportamento dos edifícios e de suas partes (resistência, estanqueidade, hidráulica, acústica etc).

O Manual do Empreendedor da Sabesp, lançado em julho e cuja elaboração teve efetiva colaboração do Secovi-SP, representa outro grande avanço para o setor neste ano, ao criar regras, estabelecer novos prazos e padronizar procedimentos, visando a agilização de processos na concessionária.

Além disso, lideramos grupo de estudos sobre rebaixamento do lençol freático, com vistas a apresentar soluções para evitar a paralisação de obras devido a problemas na vizinhança. Em função de uma série de matérias de caráter negativo veiculadas na mídia, Secovi-SP, SindusCon-SP, Instituto de Engenharia, Sinaenco, Abef – Associação Brasileira de Empresas de Fundações e Geotecnia, Abeg – Associação Brasileira das Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, se uniram e levaram à Secretaria Municipal da Habitação de São Paulo, propostas no sentido de recomendar às empresas cuidados na execução de obras com rebaixamento de lençol freático. A iniciativa teve por objetivo reiterar a disposição do setor em contribuir na solução de questões fundamentais, atuando sempre dentro de parâmetros éticos, sérios, baseado em projetos estruturais, seguros de engenharia, dentre outros critérios indispensáveis para o bom desempenho das obras.

Ainda no que se refere à profissionalização do setor e à disseminação de novas tecnologias, lançamos, durante mais uma edição do Seminário de Insumos, os manuais de Impermeabilização, de Vedação e de Revestimentos, em parceria com entidades que atuam nesses segmentos. Os novos escopos se integram à bem-sucedida série “Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária”, importante ferramenta lançada em 2006 e disponibilizada gratuitamente por meio eletrônico – que já chegou à significativa marca de 63 mil downloads.

O Protocolo Ambiental da Construção Civil Sustentável, assinado pelo governo estadual e entidades do setor, teve a participação da vice-presidência de Tecnologia em sua elaboração, na área de edificações, já que o documento abrange também a área de loteamentos. A partir de agora, daremos andamento à implantação de medidas de incentivo à prática de ações sustentáveis por parte das empresas que compõem a cadeia imobiliária.

Em 2009, vamos continuar atentos ao que acontece no mundo e levando ao conhecimento do nosso mercado novas tecnologias, técnicas construtivas e o que há de moderno em termos de produtos, insumos e serviços. Além, é claro, de acompanhar a normalização nacional e atuar no sentido de aperfeiçoar o processo produtivo.

A expectativa para o próximo ano é de que a nova conjuntura econômica possibilite queda no preço dos insumos, além de maior oferta de mão-de-obra e de equipamentos. Isso porque, o ano de 2008, em função da demanda, foi marcado pelo aquecimento do mercado e o aumento expressivo dos materiais e de mão-obra.