Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Câmara de Mediação

 

Márcio Chéde

 

A decisão de implantar a Câmara de Mediação veio ao encontro de uma das normas de conduta mais caras ao Secovi-SP ao longo de sua história, que é sempre valorizar o diálogo. Implantada em 2006, em parceria com o Instituto Familiae, a Câmara de Mediação tem como objetivo solucionar impasses relacionados ao setor imobiliário de maneira amigável, sem que se recorra ao Judiciário.

Em 2008, a Câmara de Mediação do Secovi recebeu um número expressivo de consultas, que resultaram em 80 mediações efetuadas e 75 acordos firmados. As consultas recebidas e os casos resolvidos abrangeram todos os segmentos representados pelo Sindicato, com ênfase para área de condomínios.

Em março deste ano, a Câmara firmou o convênio com o Setor de Conciliação do Fórum de Santo Amaro, pelo qual o Secovi designa mediadores para que, de forma voluntária, atuem mediando conflitos no Fórum de Santo Amaro. Com isso, o Sindicato colabora com o Poder Judiciário, ajudando a resolver por mediação, questões que se arrastariam por anos a fio na Justiça.

Ainda em 2008, com o objetivo de divulgar a Mediação, foram realizadas palestras em eventos promovidos pela Universidade Secovi, Programa de Qualidade Essencial, Mesa de Debates de Direito Imobiliário, Convenção Secovi e Enacon.

Para o ano de 2009, nosso objetivo é gestionar junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) para que a Mediação seja matéria obrigatória na grade curricular das escolas de Direito. É nossa intenção também continuar divulgando o Instituto da Mediação para que a sociedade brasileira possa cada vez mais conhecer e utilizar este método alternativo de resolução de conflitos.