Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Locação

 

José Roberto Federighi

 

A procura por um imóvel para locação residencial foi grande em 2008. Como a demanda foi bem maior que a oferta, os preços mantiveram-se aquecidos o ano todo. É importante ressaltar que a escassez de oferta provocou listas de espera de desocupação de imóvel alugado, contribuindo para que o Índice de Velocidade de Locação (IVL) médio deste ano caísse para 11 dias. Há quatro ou cinco anos, o número de dias médio necessário para nova ocupação girava em torno de 34 a 35 dias.

Esses dados foram obtidas a partir da Pesquisa Secovi de Locação Residencial realizada mensalmente e que, neste ano, passou a contar com novos indicadores (percentual de tipos e crescimento do número de amostras de 80 para 110).

Também foi destaque a realização do Curso Locação de Imóveis Urbanos, em parceria com a Universidade Secovi, que contribuiu para uma abordagem mais detalhada do assunto. Outra iniciativa importante foi a participação na Convenção Secovi 2008 com a apresentação de conceitos sobre build to suit para a área de locação industrial.

Todas essas ações e Todas essas ações e levantamentos realizados no mercado nos permitem reafirmar que se há incertezas quanto aos rumos da economia nos próximos anos, o mesmo não deve ocorrer na área de locação. Tudo indica que, em 2009, teremos rentabilidade com as operações de locação com ganhos superiores aos principais indicadores de preços.

No próximo ano, pretendemos dar continuidade à elaboração de lei específica para locação corporativa.