Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Comercialização e Marketing

 

Elbio Fernández Mera

 

O ano que se encerra foi bastante positivo para o mercado imobiliário, que continuou um processo de crescimento iniciado em 2007. Financiamento farto, condições facilitadas de pagamento, com taxas de juros atraentes, resultado de franca concorrência entre as instituições, foram fatores decisivos e que garantiram à população a realização do sonho da casa própria ou até mesmo a possibilidade fazer um up grade, ou seja, trocar seu imóvel por outro mais amplo ou mais novo.

Essa curva ascendente foi temporariamente interrompida pelos efeitos da crise internacional, que, ao contrário do que se imaginava, não provocou estragos no mercado imobiliário brasileiro – respaldado por uma série de mecanismos de proteção ao crédito. Proporcionou, isto sim, um processo de revisão por parte das empresas do setor e a conseqüente adequação das mesmas a uma nova realidade.

As implicações foram mais psicológicas, afetando a confiança do consumidor e ocasionando queda de movimento nos estandes de venda nos finais de semana. Mas é importante lembrar que, ainda assim, o imóvel continua mantendo um bom valor de reserva, de garantia. Com a crise nas bolsas, passou a ser uma aplicação segura para o investidor. E quem comprou, comprou mais de um imóvel para investir.

Emprego é a questão chave nessa crise. De qualquer forma, estamos satisfeitos com o resultado do mercado em 2008, que pode não ter sido espetacular, mas ficou dentro de um patamar bastante razoável.

Em 2009, a situação deve se normalizar e as empresas estarão trabalhando dentro de novas perspectivas, não menos positivas do que aquelas que vivenciaram neste ano que se encerra.

É importante recuperar a confiança na economia, um tanto abalada pelas manchetes negativas vindas de países que não ofereciam ao mercado imobiliário todo o respaldo que encontram no Brasil. A indústria imobiliária continuará crescendo, realizando sonhos e contribuindo para a eliminação do déficit habitacional. Temos plenas condições, vontade e disposição para trabalhar no sentido de tornar possível o acesso à moradia uma maior parcela da população.