Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Rede Secovi de Imóveis

 

Elbio Fernández Mera

 

O mercado de imóveis de terceiros também teve um bom desempenho em 2008, principalmente no primeiro semestre, acompanhando o ritmo de vendas das unidades novas. Contrariando algumas previsões, a comercialização dos imóveis usados não sentiu diretamente os efeitos da crise financeira, e as vendas se mantiveram ao longo do ano. Prova disso foi o interesse das mais de 2,5 mil pessoas que compareceram ao estande de 330 metros quadrados da Rede Secovi de Imóveis no Salão Imobiliário São Paulo (Sisp), realizado no mês de setembro, em busca de informações sobre esses imóveis para compra ou locação.

Além de gerar novas oportunidades de negócios para as imobiliárias, a participação em eventos como o Sisp contribuiu para o fortalecimento da imagem institucional da Rede Secovi, que reúne atualmente 125 imobiliárias associadas, sendo 25 na capital e 100 no interior paulista. Outra ação importante de divulgação e aproximação entre imobiliárias e clientes foi a publicação da revista Guia Imóveis. Em 2008, foram seis edições, com mais de mil ofertas em cada publicação. A integração ao consórcio internacional Icrea – International Consortium of Real Estate Association, por meio do portal www.wordproperties.com, também possibilitou a divulgação, em 32 países, dos imóveis cadastrados na Rede Secovi.

Em 2008, proprietários, gerentes, corretores, assistentes e auxiliares passaram por constante programa de treinamento promovido pela Rede, o que garantiu a qualificação de 1.454 profissionais em 10 eventos, totalizando 50 horas/aula.

Para 2009, a expectativa é aumentar o número de imobiliárias associadas, expandindo a área de atuação para bairros como Morumbi, Alto da Boa Vista e Centro, e para cidades da Região Metropolitana, como Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville), Guarulhos, região do ABC e Baixada Santista; ampliar o número de imóveis captados e de negócios realizados; e dar continuidade aos programas de treinamento dos profissionais das empresas associadas.