Administração Imobiliária e Condomínios

* Hubert Gebara

A vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato teve um ano de luta, todos sabem, mas também de conquistas. Depois de várias investidas de sindicatos oponentes, a Justiça do Trabalho reafirmou o Secovi-SP como legítimo representante dos condomínios, o que nos permitirá manter e ampliar o atendimento às necessidades da categoria, incluindo as negociações salariais com os sindicatos de trabalhadores.

Os condomínios também reconhecem o Secovi-SP como uma entidade séria, que oferece integral assistência ao segmento por meio de várias ações. Os associados têm à disposição assessoria jurídica permanente para elucidar problemas inerentes à gestão condominial e apoios importantes, a exemplo do Disque Síndico. Contam ainda com orientação técnica precisa, consolidada em publicações dirigidas, a exemplo de manuais que ficam disponíveis para consulta e compra na Biblioteca Secovi, além da Revista Secovi Condomínios e do Portal Secovi.

A realização de eventos como o Enacon (Encontro das Administradoras de Condomínios) e a tradicional Festa do Síndico, que em 2010 repetiu a participação de mais de mil pessoas, também demonstram o comprometimento do Sindicato com os síndicos e as administradoras.  Ainda a Expo Síndico Secovi Condomínio confirmou a força do setor e se consolidou como única feira do segmento.

No âmbito das relações institucionais, ampliou a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da assinatura de um convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que resultou em palestras sobre segurança em condomínios em várias cidades do Interior. Na Capital, o Sindicato sediou o 1º Simpósio para Multiplicadores em Estratégias de Segurança para Condomínios.

O relacionamento com entidades do mercado imobiliário foi fortalecido. A ativa participação do Secovi-SP na CBCSI (Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários), da CNC (Confederação Nacional do Comércio), tem possibilitado o acompanhamento, nas três esferas legislativas, dos projetos de lei que dizem respeito ao mercado imobiliário e, especialmente, da área de condomínios.

No setor de publicações, a novidade deste ano ficou por conta da edição e publicação do Manual de Tributos Condominiais e do Compêndio do Enacon 2009, além da participação nas comissões de estudo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que avalia normas específicas que interferem diretamente no dia a dia dos condomínios.

Outra ação inédita da vice-presidência, idealizada pelo Projeto Ampliar e em parceria com o Sesc-SP, foi o Dia da Ação Social dos Condomínios, que proporcionou um domingo inteiro dedicado ao lazer, promoção da saúde, cidadania e qualidade de vida aos funcionários de condomínios e seus familiares no Sesc Itaquera.

Em 2011, vamos ampliar o suporte às regionais do Secovi-SP no interior do Estado com a promoção de encontros e palestras, além de fortalecer os Conselhos de Síndicos dessas localidades e também da Capital.

Ainda é nosso objetivo continuar garantindo os interesses da ponta da cadeia da indústria imobiliária, que são os condomínios. Para isso, a vice-presidência estuda mudanças no Código Civil, no capítulo referente ao Condomínio Edilício, ou mesmo a elaboração de uma lei específica para os condomínios.

Capítulo Brasileiro do IREM®

Em âmbito internacional, o Capítulo Brasileiro do IREM® (Institute of Real Estate Management), que conta com o apoio logístico dessa vice-presidência, realizou dois eventos bem-sucedidos: o Passeio pelo Centro Histórico e Cem Anos de História da Hotelaria no Centro de São Paulo, em parceria com o Núcleo Turístico-Imobiliário e Hoteleiro da entidade, além de várias medidas para a recuperação de seus membros. Integrou também a delegação brasileira que participou da Conferência de Outono: IREM iCon, em Orlando, na Flórida (EUA).

 

* Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios