Desenvolvimento

* Basilio Jafet

O ano de 2010 destacou-se como um período de muitas conquistas para a VP de Desenvolvimento e para os Novos Empreendedores, que têm a missão de cuidar da nova geração que representará o Secovi-SP. Cada vez mais, o grupo participa de todas as vice-presidências, para que seus jovens membros possam compreender as realidades diárias, vivenciar as dificuldades do setor e absorver conhecimento.

A vice-presidência deu continuidade e corpo ao projeto Secovi do Futuro. A fim de definir a visão e sugerir o rumo da entidade para os próximos anos, o NE está elaborando um manual no qual proporá um plano de ação para o Secovi-SP. Em 2011, participará da implantação de um Conselho Político no Sindicato que estudará estratégias políticas, fomentará encontros com representantes dos três poderes da República e formará novos estrategistas.

Outra preocupação constante do NE - que conta hoje com mais de 200 integrantes -, é trazer informações de qualidade para o Sindicato. Somente neste ano, foram realizados 14 eventos com temas de interesse geral, como aprovação de projetos, legislação ambiental, mão de obra na construção civil e comunicação verbal, entre outros.

Em junho, o II Congresso NE trouxe importantes personalidades nacionais e internacionais para falar sobre novas tecnologias, inovação, criatividade e comércio eletrônico. Outro evento bem-sucedido foi a 2ª Rodada de Negócios, em outubro, que contribuiu para gerar networking e novos negócios entre os participantes. Durante a Convenção Secovi, o NE também teve papel fundamental, coordenando eventos como as visitas técnicas aos empreendimentos Único Guarulhos, WTorre JK e Torre Santander, o painel sobre a reconstrução de Beirute e o primeiro Speed Networking do Sindicato.

Além disso, o grupo estreitou os laços com o Projeto Ampliar, apoiando eventos e campanhas da entidade, além de ajudar a viabilizar parcerias. Durante o jantar de 20 anos do projeto, o NE, por meio do coordenador geral Guilherme de Lucca, recebeu a Placa Ampliar, que homenageia os esforços de alguns parceiros.

Para o próximo ano, a vice-presidência pretende seguir as mesmas diretrizes de 2010 e realizar eventos, networking e trazer mais informações aos empresários. Já está agendada para fevereiro a Missão Internacional África, durante a qual os participantes farão visitas técnicas, conhecerão o mercado imobiliário local e a infraestrutura montada para a Copa do Mundo.

O grupo de novos empreendedores do Secovi-SP já confirmou também as próximas edições de eventos consagrados, como o Congresso NE, Rodada de Negócios e Speed Networking. A programação de 2011 contará, ainda, com diversos happy hours, para trazer ainda mais networking ao Sindicato.

 

* Basilio Jafet é vice-presidente de Desenvolvimento