Relações Internacionais

* Romeu Chap Chap

Intensas atividades foram desenvolvidas pela área de Relações Internacionais ao longo de 2010, como a recepção de missões de outros países, participação de nossos diretores como palestrantes em eventos no exterior e convites aos mesmos para integrarem boards de organizações internacionais. Toda essa demanda pelo Secovi-SP é muito relevante, rendendo prestígio local e internacional ao Sindicato. Demonstra que o Sindicato é reconhecido como a ‘porta de entrada’ para negócios no Brasil, já que o País vem ganhando importância no cenário internacional como opção de investimento.

Para os associados é importante participar de uma organização com tamanho reconhecimento, pois se abrem portas para parcerias internacionais e oportunidade de negócio, por exemplo. 

Este ano, participamos ativamente da criação e instalação da Cimlop (Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa). É a primeira iniciativa que congrega somente países que falam nosso idioma e fazem parte, até o momento, Brasil, Angola e Portugal. João Crestana, Romeu Chap Chap, Flavio Amary, Carlos Borges e Fernando Fuad Chucre, presidente, vice-presidentes e membro do Secovi-SP, compõem a primeira diretoria, com mandato de dois anos.

Há outros cinco países que também devem integrar a iniciativa. As potencialidades das oito nações são grandes e será gerado um banco de dados de imóveis de todos os países participantes e um web site para viabilizar o intercâmbio na comercialização.

Além da Cimlop, diretores do Secovi-SP também estão ocupando cargos em  conselhos de outras renomadas organizações internacionais, como NAR (National Association of Realtors) e Icrea (International Consortium of Real Estate Associations), reiterando o prestígio do País e do  Secovi no exterior. Tudo isso se deve à estabilidade de nossa economia, condições conjunturais favoráveis geradas pelos Brics, bloco dos países em desenvolvimento composto pelo Brasil, Rússia, Índia e China e principalmente pelas inúmeras palestras proferidas nos últimos anos nas feiras e congressos no Mapic (Cannes), no Mipim (Cannes), no Sima (Madrid), no Eire (Milão), no Barcelona Meeting Point, na NAR (USA), na ULI, na Fiabci em diversos países. 

Outra prova do respeito e reconhecimento internacional conquistados pelo Secovi foram os convites que nossos diretores Nelson Germanos (Gestão) e Flavio Amary (Interior) receberam para falar, respectivamente, no XXXIX Congresso Nacional Ampi (Associação Mexicana de Profissionais Imobiliários) e no Miami International Real Estate Congress, da Ramb neste ano. Em ambos os casos, o tema da palestra focou as Oportunidades do Mercado Imobiliário Brasileiro.

Também participamos de conferências para investidores estrangeiros no Salão Imobiliário, em Portugal (Lisboa e Porto), bem como no Nordeste Invest, eventos realizados em vários estados do Nordeste, com a presença de centenas de representantes do exterior.

Recebemos duas delegações estrangeiras em 2010: Missão Ibérica e Missão da Lombardia, além de dois representantes do Government of Singapore Investment Corporation. O interesse foi o mesmo: conhecer o mercado brasileiro e suas oportunidades. Já está prevista para fevereiro de 2011 a realização de uma missão pelo Grupo de Novos Empreendedores do Secovi-SP em parceria com a Fiabci/Brasil para a África do Sul, Namíbia e Angola, quando será a vez dos empresários brasileiros se interarem das oportunidades de negócios em outros países.

Para 2011, vamos organizar o International Day durante a Convenção Secovi. A programação incluirá visitas técnicas, palestras e a formatação de atividades que proporcionem aos estrangeiros chances de conhecer o País e oportunidades de investimento. Virão empresários das Américas, Europa, Ásia e África, envolvendo mais de 20 nações.

 

* Romeu Chap Chap é presidente do Conselho Consultivo