Habitação

* Flávio Prando

Em seu primeiro ano de existência, a vice-presidência de Habitação do Secovi-SP comemora a consolidação do Programa Minha Casa, Minha Vida como um programa de Estado e não de Governo. A implantação da fase 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida é a comprovação dessa importante conquista que visa atender à demanda do mercado habitacional voltado para a classe média e popular, o qual ganhou importância no País e tende a se fortalecer mais ainda nos próximos anos. Estes, aliás, foi o principal motivo para a criação da VP em 2009, cujo trabalho desenvolvido vem contribuindo para a perenização e aprimoramento do programa.

Dentre os diversos assuntos tratados pela VP, a questão operacional ligada ao crédito imobiliário para as classes média e popular tornou-se relevante. Esse crédito majoritariamente ainda é oferecido pela Caixa Econômica Federal. Mas já existe um novo parceiro que tem ampliado sua participação – o Banco do Brasil – e que, acreditamos, deverá se consolidar em 2011 como uma opção real de financiamento para o Programa Minha Casa, Minha Vida 2. Mesmo assim, reforçamos nossos esforços para trazer mais agentes financeiros ao programa.

A vice-presidência vem realizando vários encontros com a Caixa buscando a simplificação dos processos e a criação da Mesa Corporate da instituição. Trata-se de um exemplo desse progresso, que vem proporcionando muita agilidade para a atuação das maiores empresas do setor no âmbito habitacional.

A área também é responsável por alguns projetos comuns com outras VPs, com especial interesse no Programa Selo Azul, da Caixa, que visa ampliar as práticas sustentáveis nos empreendimentos imobiliários financiados por este agente. O mercado tem procurado tratar adequadamente as questões ligadas ao meio-ambiente e o Selo Azul é uma excelente forma de estimular a adesão.

Além disso, outro projeto da VPH, em conjunto com a VP de Comercialização, está focado no aprimoramento das relações profissionais entre empresas imobiliárias e corretores de imóveis, proporcionando, assim, um profissional mais preparado e, portanto, um atendimento mais eficiente.

 

* Flávio Prando é vice-presidente de Habitação