Núcleo Turístico-Imobiliário-Hoteleiro

* Caio Calfat

Nunca se falou tanto em turismo no Brasil como ultimamente. Afinal, é inegável o impacto que dois eventos importantes como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016 podem causar na vida do brasileiro nos próximos anos.

Não há dúvidas de que existem muitos desafios e oportunidades pela frente. A implantação do Núcleo Turístico-Imobiliário-Hoteleiro do Secovi-SP, em maio de 2010, veio ao encontro da necessidade do mercado. Já há esforços concentrados nesse sentido e ações articuladas para garantir que tais eventos deixem legados.

O Núcleo, que reúne representantes das principais redes hoteleiras, empresas de consultoria e entidades dos setores turístico, imobiliário e hoteleiro, procura estudar e planejar ações estratégicas, sobretudo no que se refere à ampliação e à modernização da oferta de leitos, inclusive no que tange às exigências de segurança do mercado internacional.

É certo que bons hotéis refletirão na imagem positiva do País e os investimentos, por exemplo, se concentrarão naqueles que tragam benefícios econômico e social, não só durante, mas antes e pós-eventos. Por isso,  o Núcleo conta com uma comissão para estudar as Fontes de Recursos para Financiamento de Hotéis.

O grupo já se reuniu com técnicos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio de Janeiro, a fim de pleitear melhores condições para captação de recursos dentro do ProCopa, uma linha de financiamento formulada pela instituição para estimular a expansão e modernização da rede hoteleira nacional para a Copa do Mundo de 2014.

Outra comissão estuda a regulamentação do setor imobiliário-hoteleiro e analisa, especificamente, um modelo para condo-hotel, conhecido como a terceira geração de flats.

Além da criação dessas duas importantes comissões, o Núcleo marcou presença em eventos importantes do segmento, como a Convenção Secovi e a 10ª Lares - Conferência Internacional da Sociedade Latino Americana de Estudos Imobiliários, para apresentar os impactos da Copa do Mundo no mercado imobiliário.

Outra iniciativa bem-sucedida foi a realização do evento 100 anos de História da Hotelaria no Centro de São Paulo, que reuniu mais de 50 pessoas em palestra e passeio pelos locais que abrigaram os principais hotéis da capital paulista.

Por meio do Núcleo, o Secovi-SP integra o Comitê de Hotelaria da SPTuris, que tem como objetivo estudar medidas para incrementar o turismo no município de São Paulo no próximo ano e, especialmente, o setor hoteleiro.

Entre os planos para 2011, estão a participação e a organização de eventos e a criação de uma comissão voltada para a área de meio ambiente.

 

* Caio Calfat é coordenador do Núcleo Turístico-Imobiliário-Hoteleiro