Projeto Ampliar

* Maria Helena Mauad

Ao completar 20 anos de existência em 2010, o Projeto Ampliar, instituição que recebe o apoio logístico do Secovi-SP, teve muito a comemorar. A agenda de aniversário foi marcada por novas e significativas parcerias, aumento na grade de cursos oferecidos, renovação do portfólio de produtos comercializados para captação de recursos e realização de jantar beneficente em comemoração às duas décadas, para mais de 300 convidados.

Há muitos motivos para celebrar e o mais importante deles é que contribuímos efetivamente para transformar a vida de 33 mil jovens de baixa renda que ganharam uma profissão e uma nova perspectiva de vida. O balanço de nossas atividades é extremamente positivo e a instituição vem cumprindo com excelência sua missão.Temos muito orgulho dos 60 mil certificados emitidos e da inserção de 70% dos nossos alunos no mercado formal de trabalho e consumo.

O número de cursos mais que dobrou: passou de 11, em 2009, para 24 em 2010, formando, somente este ano, cerca de 2,2 mil alunos. O portfólio de produtos registrou crescimento de 93%, influindo diretamente na arrecadação 214% superior ao ano anterior. A somatória de todas essas ações e iniciativas gerou maior impacto e inclusão social.

Em 2010, integraram o rol de parceiros do Ampliar a Junior Achievement, oferecendo treinamento em empreendedorismo e princípios de sustentabilidade, e o Instituto Tecnológico Impacta, com bolsas de estudo parciais e integrais para cursos técnicos, de especialização e nível superior na área de Tecnologia da Informação. O investimento nessas parcerias dedicadas à educação é fundamental tanto para aprimorar a formação de nossos alunos enquanto estudam nas salas de aula do Ampliar - com a Junior Achievement - como a viabilidade de continuação dos estudos - com o Impacta.

O trabalho voluntário de alunos dos cursos de manicure e assistente de cabeleireiro completou em dezembro seu primeiro ano de parceria com o Hospital São Paulo, atendendo um total de 537 pacientes com cortes de cabelo, penteados, unhas feitas e mãos hidratadas. Além de colocar em prática o que aprendem no Salão-Escola Ampliar, os alunos também retém experiência para lidar com pessoas que encontram-se mais sensíveis e precisam de cuidados especiais. Esta parceria proporciona aos nossos alunos lições que eles não têm na sala de aula, como o crescimento pessoal, a valorização da vida e de pequenas coisas aparentemente sem importância, além da satisfação de se doar ao próximo.

Em 2011, a meta do Projeto Ampliar é prosseguir com a captação de novos parceiros e patrocinadores visando a implantação de novos cursos, aquisição de equipamentos e softwares para continuar com sua missão de educar, profissionalizar e oferecer oportunidade concreta de trabalho a um número sempre crescente de jovens menos favorecidos da cidade de São Paulo.

 

* Maria Helena Mauad é presidente do Projeto Ampliar