Sustentabilidade

* Ciro Scopel

As maiores realizações da VP de Sustentabilidade em 2010 estão diretamente relacionadas às parcerias estabelecidas desde a criação da área, há dois anos. A continuidade que demos às várias frentes abertas é essencial para informar e conscientizar toda a cadeia produtiva do mercado imobiliário em relação à sustentabilidade.

Concluímos no segundo semestre de 2010 a primeira turma do Programa de Gestão da Sustentabilidade para Empresas Incorporadoras e Construtoras, desenvolvido e aplicado em parceria com o CTE (Centro de Tecnologia de Edificações). O conteúdo do curso e a consultoria oferecida foram uma das formas de levar formação e informação para os nossos associados com qualidade, cumprindo com um dos propósitos da VP. O resultado positivo obtido pelas empresas que concluíram o programa nos levou a iniciar as tratativas para a realização da segunda turma em 2011.

Uma arrojada iniciativa que está prestes a se concretizar é o lançamento do Caderno de Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário Residencial, previsto para o primeiro trimestre de 2011. Desenvolvido em parceria com o CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), o documento possui uma proposta educativa: ser um repositório de conceitos de sustentabilidade aplicados ao mercado imobiliário. O Caderno pretende nivelar o conhecimento em sustentabilidade de todas as empresas que o Secovi-SP representa, propiciando que esses associados se familiarizem com o tema em relação aos conceitos e às nomenclaturas, numa base mais ampliada. Sua elaboração contou com a mobilização e a contribuição de todas as áreas do Sindicato e conteúdo ficará disponível para download não apenas dos associados, mas para todos os interessados.

Também constituímos uma parceria com a Fundação Dom Cabral, com vistas à realização de pesquisa para criação de indicadores de sustentabilidade no setor de incorporação imobiliária, avaliando sua influência no desenvolvimento urbano da região metropolitana de São Paulo. Futuramente, a meta é instituir o Observatório da Sustentabilidade das Cidades, com acompanhamento permanente.

Um Guia de Materiais, a ser desenvolvido pela Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) já conta com o apoio do Secovi-SP, por meio da nossa VP. O documento vai orientar arquitetos e incorporadores na busca de informações sobre materiais a serem utilizados numa obra, auxiliando esses profissionais na análise de seus ciclos de vida e na seleção do que mais se adapta à sustentabilidade.

Outro trabalho que prossegue em 2011 é o acompanhamento de comissões com temas voltados à nossa atuação. Os membros da VP se dividem no monitoramento do grupo de trabalho de Sustentabilidade da Câmara Ambiental da Indústria da Construção Civil, do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários CBCSI da Confederação Nacional do Comércio, do Movimento Brasil Competitivo e do Programa da Construção Sustentável, da CBIC.

Além disso, o grupo acompanha e participa ativamente do Programa Madeira É Legal e dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Protocolo Ambiental da Construção Civil Sustentável, dos quais o Secovi-SP é signatário.

 

* Ciro Scopel é vice-presidente de Sustentabilidade