Universidade Secovi

* Claudio Bernardes

O ano de 2010 foi de muito sucesso e conquistas para o setor imobiliário, e a Universidade Secovi acompanhou de perto cada etapa deste avanço do mercado, disponibilizando formação de qualidade e muita informação. O maior exemplo disso são os números alcançados desde março: mais de 1.250 alunos inscritos e acima de 50 cursos oferecidos na Capital e Interior.

Ainda acompanhando as mudanças do mercado, a expectativa de lançamentos de novos cursos ao longo do ano ficou acima do esperado. As seis iniciativas programadas para 2010 transformaram-se em dez: Aperfeiçoamento em Técnicas de Controle de Acesso em Portarias; Limpeza e Conservação Predial; Administração de Condomínios – Parceria com Sehab (Secretaria Municipal de Habitação  de São Paulo); I-Phone – Aprenda a utilizar o seu!; Redes Sociais – Como utilizá-las a favor de seu negócio; Mapeamento de Oportunidades; Comercialização e Administração de Loteamentos; Internet para Executivos; Primeiros Socorros e Captação de Imóveis.

Não podemos deixar de mencionar a parceria com a HABI Sudeste e Centro – departamento social Sehab (Secretaria Municipal de Habitação), certamente uma das conquistas mais importantes de 2010.  Por meio do convênio, 100 moradores de empreendimentos populares, além de técnicos da Secretaria, participaram do curso Administração de Condomínios. O objetivo da iniciativa é garantir o bom funcionamento dos imóveis construídos pela Prefeitura. A previsão é de 12 novas turmas para 2011, cada uma com 50 alunos, incluindo todos os gestores de HIS (Habitação de Interesse Social) do governo municipal.

O grande sucesso alcançado em 2010 gerou planos mais audaciosos para 2011. Na programação há 13 novas iniciativas de curta duração para Administração de Condomínios, assim como um curso sobre reciclagem de lixo, todos com foco em funcionários das administradoras condominiais.

Também merece destaque o curso internacional Reap (Real Estate Advanced Practices – Práticas Avançadas em Vendas Imobiliárias), que pela primeira vez foi ministrado por instrutores brasileiros formados pelo CRS (Council Residential Specialist), órgão ligado à NAR (National Associaton of Realtors), entidade americana do setor imobiliário reconhecida e respeitada mundialmente.

Este ano promete superar todas as expectativas da Universidade, principalmente pelo lançamento da Pós Graduação em Negócios Imobiliários, desenvolvido em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Os projetos vislumbram ainda outros convênios com a Prefeitura de São Paulo, expandindo os novos cursos para as regionais do Secovi-SP, intensificando as transmissões simultâneas de aulas e elaborando um projeto de educação à distância.

 

* Claudio Bernardes é pró-reitor da Universidade Secovi