Tecnologia e Qualidade

* Carlos Alberto de Moraes Borges

Quanto mais o mercado imobiliário tende para a habitação popular, mais a tecnologia cresce em importância. Com as construções sendo feitas em escala maior, com margem de lucro menor, a tecnologia assume papel de destaque e passa a ser fator crítico de sucesso de um empreendimento. Dominar a tecnologia é dominar o negócio. O tema da VP está adquirindo cada vez mais destaque e a gestão estratégica da tecnologia ganha, com isso, mais importância para o negócio imobiliário.

A dedicação principal da área em 2010 ficou direcionada para a divulgação da ABNT NBR 15575 – a Norma Brasileira de Desempenho da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ao nosso mercado. Realizamos um seminário de dia inteiro, de grande sucesso de público, dividido em várias palestras que esclareceram os pontos que suscitavam mais dúvidas. Prevista para entrar em vigor em novembro passado, a Norma deve passar por novos debates e ajustes para aí, sim, ser colocada em prática.

A Norma de Desempenho vai assegurar um salto na qualidade da construção civil. E, como forma de colaborar para o avanço desse processo, a VP de Tecnologia e Qualidade se propôs a realizar novas rodadas de seminários a fim de contribuir tecnicamente para a revisão do documento, explorando os temas mais polêmicos, como acústica, vida útil e durabilidade e desempenho térmico.

Uma de nossas metas para 2011 é a consolidação do trabalho de acompanhamento das principais comissões da ABNT que afetam o setor. Resultado de parceria entre Secovi-SP, SindusCon-SP e CBIC, o trabalho tem por objetivo a participação ativa das entidades na tomada de decisões das comissões.

Também daremos continuidade ao trabalho de monitoramento de itens referentes à segurança do trabalho e à gestão do relacionamento das incorporadoras com todas as concessionárias (energia, água, gás, telefone), além do acompanhamento de temas de interesse na área de instalações, como energia solar, medição individual de água e gás.

Em comemoração aos 10 anos do trabalho de desenvolvimento dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, está previsto para o primeiro semestre de 2011 um evento que abrigará o lançamento do Manual de Luminotécnica. O trabalho desse grupo é de grande relevância para o setor e contribui muito para a evolução do processo de projetos. Ao longo desta primeira década de trabalho foram realizados 85.314 download de manuais por um total de 17.010 usuários.

A participação em fóruns de interesse no setor de tecnologia, como o da CTECH / PBQP-H e do Marco Regulatório, é obrigatória para o Secovi-SP. Tratam-se de eventos em que a diretriz nacional de tecnologia é discutida. Temas como a qualidade e a aplicação de uma política de sustentabilidade nas obras públicas, por exemplo, são debatidos nesses espaços, onde todo o setor está representado. Além de colher informações relevantes para compartilhar com nossos associados, temos oportunidade de refletir e apresentar sugestões.

 

* Carlos Alberto de Moraes Borges é vice-presidente de Tecnologia e Qualidade