Câmara de Mediação: estímulo ao diálogo

* Marcio Chéde

A decisão de criar a Câmara de Mediação do Secovi-SP veio ao encontro da vocação  do Sindicato para o diálogo. Implantado em 2006 - em parceria com o Instituto Familiae, hoje estendida ao Instituto Mediativa - o serviço tem o objetivo de solucionar impasses relacionados ao setor imobiliário de maneira amigável, sem necessidade de recorrer ao Judiciário.

Em 2010, nossa Câmara de Mediação efetuou 74 mediações, que resultaram em 67 acordos firmados nos diversos segmentos representados pelo Secovi-SP, com ênfase na área de condomínios. Desde a sua implantação, a Câmara já intermediou 365 situações de conflito que resultaram em 326 acordos.

Além de facilitar a vida dos associados, o Sindicato, por meio dessa iniciativa, colabora também com o Poder Judiciário, ajudando a resolver questões que se arrastariam por anos a fio na Justiça. Continua ainda em pleno andamento o convênio pelo qual o Secovi-SP designa mediadores para que, de forma voluntária, atuem em conflitos no Fórum de Santo Amaro. 

A fim de estimular o diálogo e divulgar as vantagens da mediação, o Sindicato realiza ainda palestras sobre o tema em eventos promovidos pela  Universidade Secovi, pelo PQE (Programa de Qualificação Essencial) e em várias iniciativas da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios. Em agendas importantes como a Expo Síndico Secovi Condomínio e o Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras, por exemplo, o assunto é sempre proposto e debatido.

Para 2011, estão programados cursos e palestras dirigidos aos condomínios, com o objetivo de mostrar que a mediação é uma alternativa eficaz de solução de impasses. Além disso, o Secovi-SP vai continuar pleiteando junto ao Ministério da Educação, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para que a mediação se torne matéria obrigatória na grade curricular das escolas de Direito.

É nossa intenção continuar divulgando o Instituto de Mediação para que a sociedade brasileira possa cada vez mais conhecer e utilizar este eficiente método alternativo de resolução de conflitos.

 

* Márcio Chéde é diretor do Secovi-SP e coordenador da Câmara de Mediação do Sindicato.