Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Gestão Patrimonial e Locações

 

Francisco Crestana

Gestão Patrimonial propõe aperfeiçoamento no setor de locação

Empresas e detentores de patrimônios imobiliários, que se beneficiam com a queda de juros, carecem de legislação específica e práticas padronizadas. O objetivo central dessa vice-presidência do Secovi-SP é atrair empresas pequenas, médias e grandes, além de criar instrumentos, com base em experiências internacionais, que melhorem os contratos, de maneira a diferenciá-los conforme o tipo de locação

Gestão Patrimonial está entre as novas áreas criadas pelo Secovi-SP e quem assume o desafio de liderá-la é Francisco Crestana, com o intuito principal de aperfeiçoar o setor de locação.

Caracterizado pelo tradicional negócio de locação de imóveis de terceiros, este segmento imobiliário se dinamiza com a chamada Gestão de Imóveis Próprios. “Em função da queda de juros, investimentos em imóveis para locação, comercial ou residencial, podem ser um bom negócio para investidores isolados ou até mesmo para fundos de pensão. É provável o aquecimento da locação para pessoas de baixa renda, de preferência aproximando o trabalhador do seu emprego, o que facilita o deslocamento casa-trabalho-casa e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida do cidadão”, diz Francisco Crestana.

Uma das missões de Crestana é atrair empresas pequenas, médias e grandes, que se dedicam a essa atividade empresarial – o empreendimento para locação –, e agregar instrumentos e experiências, inclusive internacionais voltadas para o segmento. Isso permitirá melhorar os contratos, de maneira a diferenciá-los conforme o tipo de locação, estudando e propondo novos enfoques no negócio e, se preciso, nova legislação.

As empresas detentoras de patrimônios imobiliários também demandam legislação específica e práticas mais padronizadas. “A legislação e a jurisprudência que regem a área são antiquadas e precisam ser revisadas de acordo com as necessidades atuais”, opina Crestana. Uma das metas do Secovi-SP é promover a discussão desses temas visando mudanças legais no setor.