Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Representatividade junto a Entidades

 

Sergio Mauad

Alberto Du Plessis

Juraci Baena

Sinergia para o exercício da cidadania

A interação com outras entidades permite estabelecer novos parâmetros, fortalecer vínculos e a representatividade. Este é um dos objetivos perseguidos pelo Secovi-SP e que será intensificado, com vistas a ampliar a atuação sindical

A atual gestão, iniciada no segundo semestre de 2009, tem claramente uma plataforma que busca a sinergia entre associações de classe e sindicatos congêneres, tendo em vista o melhor exercício de cidadania no ambiente democrático do País. “Como organização voltada à produção imobiliária, administração de bens e condomínios e gestão dos condomínios pelos seus síndicos, o Secovi-SP busca, como meta, a sedimentação de ideias entre tais entidades, que levem à participação nos rumos da Nação, valorizando o trabalho, a boa urbanização das cidades e qualidade de vida, oferecendo seus conhecimentos, positivamente, no subsídio aos profissionais da política, do Judiciário e do Ministério Público”, diz Sergio Mauad, responsável pela área de Associações e Sindicatos, em parceria com Alberto Du Plessis Filho.

As grandes beneficiadas com essas ações são as próprias entidades relacionadas com a troca de ideias e de conhecimentos – inclusive o Secovi-SP –, naturalmente gerados em tais contatos. E, principalmente, a sociedade. O Sindicato almeja para seus associados e sindicalizados um melhor ambiente de trabalho, desburocratizado ao máximo, que ofereça ao público produtos imobiliários a menor custo e, portanto, com preço mais baixo possível. Isto atende melhor a demanda por lotes, casas, apartamentos e imóveis comerciais ou industriais a preços convidativos, tanto na aquisição quanto na locação. No foco desse trabalho está também a busca de despesas condominiais mais acessíveis.

“Essa possível conjugação de esforços entre associações e sindicatos poderá dar mais força de representatividade do setor imobiliário, ajudando a pressionar os poderes públicos por redução de impostos em geral, o que vem ao encontro das aspirações da sociedade”, complementa Alberto Du Plessis Filho, destacando a importância do trabalho na área.

Ele lembra que um exemplo de sucesso dessa integração entre as associações é o Congresso da Indústria Brasileira de Construção, o ConstruBusiness, fruto de parceria firmada entre Secovi-SP e Fiesp/Ciesp em 1997. O evento, que está em sua 8ª edição, tornou-se um dos principais fóruns nacionais de discussão das políticas públicas para o setor da construção, reunindo 70 entidades.

Esse modelo de atuação deixa muito claro que o Secovi-SP incorporou em seu programa de metas a absoluta necessidade de atuar coletivamente, visando ao benefício da sociedade. “Queremos agregar os esforços e valores de associações e sindicatos congêneres, empresariais e de trabalhadores, deixando de lado qualquer aspecto corporativista, pois nossos clientes são os cidadãos, pessoas que, se bem atendidas, alimentam nossas empresas, formando um ciclo virtuoso”, conclui Mauad.