Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Economia e Estatística

 

Celso Petrucci

De olho nas variações econômicas

Os índices do mercado imobiliário da cidade de São Paulo, a maior da América Latina, refletem o comportamento do setor no restante do País. Referência em análise mercadológica, o Secovi-SP passou a investir ainda mais em pesquisas, de maneira a conferir maior credibilidade e confiabilidade a seus índices

O comportamento do mercado imobiliário da cidade de São Paulo sempre serviu de referência para o segmento do restante do País. Há mais de 20 anos, o Secovi-SP divulga índices econômicos do setor e suas pesquisas de lançamentos e vendas de novos imóveis e de locação passaram a ser referência nessa área, pela metodologia utilizada e a confiabilidade.

Este ano, o Sindicato passou a investir ainda mais na elaboração de dados setoriais e, sob a coordenação do economista-chefe e também diretor executivo da entidade, Celso Petrucci, o departamento de Economia e Estatística imprimiu aos números enfoque macroeconômico.

As amostragens da Pesquisa sobre o Mercado Imobiliário (PMI) foram substancialmente melhoradas e o departamento passou por aprimoramentos, cujos reflexos são percebidos no planejamento, redução de prazos de aprovação e divulgação de seus relatórios. As coletivas de imprensa trimestrais foram retomadas com enorme sucesso.

Para 2010, a PMI trará novos dados, como segmentação de imóveis por área útil. O projeto mais audacioso dessa área, e que vem sendo debatido com economistas de inúmeras entidades imobiliárias do País, é a elaboração de índices nacionais, que acompanhem o desenvolvimento do setor. “Também, vamos expandir nossas pesquisas de mercado e locação para o Interior e desenvolver índices de imóvel não residencial”, anuncia Petrucci.