Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Locação

 

Escassez de oferta faz subir valores de locação

O mercado de locação residencial na cidade de São Paulo praticamente não sentiu os efeitos da crise global ocorrida nos últimos meses de 2008. A escassez de oferta diante da alta demanda existente pressionou os preços dos aluguéis negociados no momento da contratação.

A redução da oferta é consequência de uma série de fatores. Um deles é a política monetária de juros elevados praticada até recentemente, que tornou o imóvel para aluguel um ativo pouco atrativo como investimento. Há ainda a contribuição histórica que nos remete à época da criação do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), em 1964, que restringiu o crédito habitacional, somente, ao uso próprio.

O valor médio de locação dos imóveis alugados em outubro na cidade de São Paulo (último dado disponível) sofreu aumento de 8,8% em relação ao preço médio praticado em idêntico mês de 2008. Trata-se, na verdade, de uma atualização, visto que os valores de locação passaram por um período de estagnação nos últimos dez anos. Se não ocorrer nenhum fato muito relevante na economia, a tendência é que os aluguéis encerrem o ano com uma alta de preço de 8,5% a 9%.

Outra constatação da Pesquisa Mensal de Valores de Locação Residencial do Secovi-SP é que, a exemplo dos meses anteriores, o fiador foi a garantia mais utilizada na contratação de aluguéis em outubro, com 50,5% de participação. Apesar disso, o seguro-fiança mantém seu crescimento, com uma fatia de 20%, ante os 18,5% de outubro de 2008.

A demanda por moradia para aluguel sempre existirá porque uma parcela da sociedade necessita estabelecer residência de forma temporária, a exemplo de estudantes vindos de outras cidades ou estados e de profissionais designados para serviços com duração pré-estabelecida, entre outros motivos.

O equacionamento de oferta e demanda só se dará no médio ou longo prazo, com o retorno de investimentos em imóveis para locação. A redução da taxa de juros e a estabilidade econômica tornam o imóvel para aluguel um produto competitivo em termos de rentabilidade.