Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Administração Imobiliária e Condomínios

 

Hubert Gebara

Condomínios interligados

O aumento do número de condomínios na Capital e no Interior exigirá das administradoras e dos síndicos capacitação constante. Para estreitar e fortalecer ainda mais os vínculos entre os edifícios e as empresas do Estado de São Paulo, a vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP quer expandir a atuação do Conselho de Síndicos

O biênio se encerra com um saldo positivo para a vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato: ampliação do número de diretorias, com a criação das áreas de Sustentabilidade Condominial e de Relações Institucionais; absorção da diretoria de Flats; além da implantação dos Conselhos de síndicos na Capital e em algumas cidades do interior paulista.

O relacionamento com entidades do mercado também foi fortalecido. Hubert Gebara, vice-presidente da área, destaca a ativa participação do Secovi-SP na Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), segmento imobiliário da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Já o capítulo brasileiro do IREM passou a contar com o apoio logístico dessa vice-presidência. “Redobramos, por outro lado, nosso suporte às regionais do Secovi-SP no interior do Estado, com a realização de encontros e criação de Conselhos de Síndicos, uma constante na gestão que se encerrou e que fortaleceremos na atual.”

O acompanhamento, nas três esferas legislativas, dos projetos de lei que dizem respeito ao mercado imobiliário foi feito cuidadosamente como sempre, com a conquista de resultados favoráveis. “Tivemos efetiva participação na aprovação da lei estadual que permite o protesto de boletos de condomínio e de aluguel. Os efeitos mostraram-se altamente benéficos aos condôminos que pagam pontualmente sua cota condominial e que arcavam com o ônus daqueles que não cumpriam o compromisso financeiro”, comenta Gebara.

Para continuar garantindo os interesses da ponta da cadeia da indústria imobiliária, que são os condomínios, a vice-presidência estuda mudanças no Código Civil no capítulo referente ao Condomínio Edilício, ou mesmo a elaboração de uma lei específica para os condomínios nos moldes da já existente Lei do Inquilinato, que após 18 anos passou por sua primeira grande revisão (até o fechamento desta edição, a Nova Lei do Inquilinato não havia sido sancionada). “A redação atual desta legislação gera muitas dúvidas e contradições. Para termos sucesso, contamos com o apoio das demais entidades representativas do mercado nos outros Estados.”

A realização do Encontro das Administradoras de Condomínios (Enacon) – em 2008, com uma edição também este ano, e a tradicional Festa do Síndico, com a participação de mais de mil pessoas a cada ano, demonstram o comprometimento do Sindicato com os síndicos e as administradoras. “É a justa homenagem àqueles que assumem a árdua tarefa em benefício da coletividade”, diz Hubert Gebara. A Expo Síndico Secovi Condomínio confirmou a força do setor e se consolidou como única feira do segmento.

Manter um canal de comunicação constante e franco com a população é um dos motes dessa área, e o bom relacionamento com a imprensa tem colaborado para isso. “Procuramos esclarecer a opinião pública sobre os assuntos de interesse a todos os que residem ou trabalham em condomínios, um público estimado em 16 milhões de pessoas”, diz Gebara.

No âmbito das relações institucionais, o Secovi-SP ampliou a parceria com a Secretaria de Segurança Pública, culminando em 2009 com a criação de um programa de prevenção e repressão a roubos em condomínios, a centralização de todas as ocorrências em uma delegacia especializada e o aprimoramento do serviço de inteligência das polícias civil e militar. “Queremos reduzir ao máximo os assaltos a condomínios e residências para maior tranqüilidade dos cidadãos”, afirma o diretor.