Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Instituições Positivas

 

Paulo Germanos

Programa de defesa às “Instituições Positivas”

Conscientizar, educar e promover debates de interesse do setor imobiliário e da sociedade estão entre as principais metas do Programa “Instituições Positivas” do Secovi-SP, que se dedica ao estudo de temas fundamentais para o pleno funcionamento do País

Dedicado ao desenvolvimento de temas que integram uma estratégia de conscientização de valores que defendam e fortaleçam o País, o Programa “Instituições Positivas” do Sindicato segue forte, sob a responsabilidade de Paulo Germanos, no próximo biênio. “Movido pela preocupação em disseminar corretamente conceitos que são a base institucional da sociedade, o Secovi-SP se debruça sobre os estudos das chamadas ‘instituições positivas’, com o objetivo de consolidar as que são fundamentais para o bom funcionamento e desenvolvimento do País”, explica Germanos.

O acompanhamento da legislação que rege o segmento imobiliário também é um exercício executado com cuidado pelo Secovi-SP. “Somos uma entidade representativa de empresas de atividade formal regida por leis que a regulamentam. Buscamos melhorá-las e adequá-las, visando não apenas a especificidade de nosso mercado, mas a legislação de maneira mais ampla”, diz.

Dando seguimento à proposta de conscientização, educação e promoção de debates de temas de interesse do setor imobiliário e da população, está entre as principais metas do Programa “Instituições Positivas”, para a gestão que se inicia, a publicação de um novo livro sobre democracia, justiça e capitalismo. Com lançamento previsto para o início de 2010, a obra foi confiada a Denis Lerrer Rosenfield, o mesmo autor de “Reflexões sobre o direito à propriedade”, publicado pela Universidade Secovi, em parceria com a editora Campos Elsevier. Deste título foram extraídos e sintetizados conceitos que geraram a cartilha “Propriedade”, distribuída a partir de 2008, cujo objetivo é difundir amplamente a importância que a propriedade tem para todos os cidadãos.

Rosenfield, professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu início aos seus novos escritos no último ano. Segundo Germanos, o trabalho não se resume à publicação e distribuição do livro. “Buscamos meios de difundir esses conceitos de maneira abrangente e acessível a toda a população e, como estratégia de divulgação, também preparamos cartilhas e promovemos debates e seminários para fomentar a discussão em todos os segmentos da sociedade.”

Outro tema cada vez mais relevante e passível de debate é a segurança jurídica, que também será tratada em novo livro. “Não existe atividade econômica organizada e sustentável sem segurança jurídica. Sem ela, o ato de empreender se torna uma aventura”, justifica Germanos. O segundo projeto literário da gestão do Programa tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2010.

Assim, o Secovi-SP se firma como repositório de conhecimento na defesa dos interesses do setor, ao mesmo tempo em que contribui para as “Instituições Positivas” do País.