Balanço do Mercado Imobiliário 2007

-

Projeto Ampliar

 

Ampliar: 20 anos profissionalizando e formando cidadãos

Próximo de aniversariar, projeto social, ligado ao Secovi-SP, já emitiu 57 mil certificados para 29 mil alunos, sendo que 70% deles estão inseridos no mercado de trabalho

Dar o peixe ou ensinar a pescar? O Ampliar, projeto social que tem apoio logístico do Secovi-SP optou, há 19 anos, pela segunda alternativa quando iniciou uma longa caminhada pela inclusão de jovens em situação de risco social, no mercado formal de trabalho. De lá para cá vem plantando persistência e colhendo cidadania, ao qualificar esses jovens profissionalmente, abrindo para eles a oportunidade de uma vida digna.

Em 2010, o Ampliar aniversaria. Completa 20 anos de existência com muito a comemorar. “Desde sua fundação, em 1990, já emitimos 57 mil certificados para 29 mil alunos, sendo que 70% deles estão inseridos no mercado”, conta Maria Helena Mauad, criadora e presidente do projeto. “Nossa meta é ‘ampliar’ o número de atendimentos e para tanto buscamos parceiros frequentemente”, acrescenta com o entusiasmo de sempre.

Envolver cada vez mais pessoas e trazê-las para a rotina beneficente do Projeto Ampliar é meta igualmente importante para Maria Helena. Afinal, as parcerias fechadas é que permitem a manutenção e propagação dessa iniciativa que viabiliza cursos profissionalizantes a jovens e adolescentes entre 16 e 24 anos, com chances restritas de inserção na sociedade.

Fazem parte da programação do Ampliar cursos de Maquiagem, Manicure, Assistente de Cabeleireiro, Assistente-Administrativo, Contabilidade Básica, Técnicas de Vendas, Telemarketing e Informática, além dos de Auxiliar de Farmácia, Engraxate, Panificação e Confeitaria, ministrados em parceria com empresas como a Payot, Senai e Senac. Entre as atividades para captação de recursos está a comercialização de uniformes para funcionários de condomínios, uma média de 500 por ano; brindes como canecas temáticas, eco sacolas, porta cartões e blocos; além de cartões de Natal feitos pelos estudantes do projeto e outros produtos.

Outros movimentos são agendados no sentido de alcançar novas mentes e corações para essa ação do bem, como campanhas para angariar agasalhos e brinquedos, realizadas todos os anos, no início do inverno e no final do ano. Só em junho de 2009, na sua sexta edição, a Campanha Pé Quente São Paulo do Ampliar arrecadou 28 mil peças, destinadas a 25 entidades, incluindo as duas unidades do próprio projeto. A Carreata do Brinquedo foi realizada pelo sétimo ano consecutivo e tem a meta de arrecadar 6 mil unidades em 2009.

Em ambas as iniciativas, são percorridas várias ruas e alamedas do bairro dos Jardins, em São Paulo, onde conta com a participação dos moradores e funcionários de condomínios. Também diversas empresas aderem à campanha como postos de coleta, além das unidades regionais do Secovi-SP no interior do Estado. Todas essas ações são um estímulo à participação em iniciativas de responsabilidade social.

Para 2010, o Ampliar se prepara para as comemorações de 20 anos de vida. “Significa que os esforços estarão redobrados em todos os sentidos: para festejarmos a data com a alegria pelo que já conquistamos e a esperança de conseguir o engajamento de mais pessoas para essa luta da cidadania”, fala Maria Helena Mauad. Já no começo do ano, as primeiras agendas de cursos serão liberadas, assim como as demais atividades de uma extensa e intensa programação.